sexta-feira, 13 de junho de 2008

Desabafos de um corintiano chateado

Ainda não acredito que o Corinthians deixou escapar este título. Não é possível. Ou é , não sei...

Quando ficou definido que o Corinthians iria enfrentar o Sport Recife na final , imaginei que as chances de ser campeão seriam grandes , em vista do adversário não ter muito peso em suas tradições.

Como o jogo de ida seria em São Paulo , calculei que jogando em casa o Timão deveria definir o título. O adversário pouco experiente em decisões iria tremer diante da Fiel e do time. Calculei que uma goleada de 3x0 seria possível (veja postagem de 04/06 “Vamos lá Timão” ).

Mas ressaltei que o importante era não TOMAR gols.

Pois bem. Os 3x0 vieram. Este resultado definitivamente colocaria o título nas mãos do Corinthians. -Ou será que o time iria perder por 4x0 em Recife?

E eis que os adversários fizeram um golzinho nos acréscimos. Sinceramente , não pude acreditar. Nos acréscimos! Ducha fria na euforia. Ali o Timão deixou escapar o título. Pelo menos eu senti isso. O que já estava decidido , agora ficou em aberto. O Sport conseguiu um trunfo importante. Ganhou uma sobrevida na decisão.

Pelo lado psicológico , este gol foi uma tragédia , pois o Sport saiu de campo confiante e o Timão com um gosto amargo apesar da vitória. Antes aquele gol saísse em outro momento da partida. Se tivesse 2x1 e o Timão fizesse o terceiro nos acréscimos , as coisas poderiam ter sido muito diferentes.

E aquele golzinho virou o gol do título como profetizou Carlinhos Bala. Carlinhos Bala , que nome bizarro. Tão estranho quanto seu jeito desajeitado de jogar. Tomar gol do Carlinhos Bala é o fim da picada.

Pois bem. Sem poder comemorar o título ainda ao final do jogo , por causa daquele gol do Sport , procurei me convencer que tem males que vem para o bem. Certamente aquele revés serviria para deixar os jogadores do Timão mais “furiosos”.

Assim , com o título em aberto , seguiriam para o segundo jogo mais determinados e não muito relaxados. Afinal , teriam que pelo menos devolver aquele “golzinho”. Eu particularmente achei que os corintianos iriam fazer pelo menos uns 2 , dada a evidente superioridade da equipe e a necessidade do adversário jogar aberto e proporcionar os contra-ataques.

Mas infelismente o Mano achou que os 3x1 já era bom. Foi bom até o momento em que deixa de ser. Era um resultado perigoso. Pois vejamos , jogando diante de sua torcida , se o adversário faz 1 gol , certamente ganha moral pra fazer o segundo , estamos cansados de ver isso acontecer. Tanto que aconteceu.

Dada as circunstância do jogo de ida , a primeira coisa que o Corinthians deveria fazer era tentar devolver logo aquele gol sofrido em casa. Assim o adversário sucumbiria de vez. E o Timão reverteria a questão psicológica negativa.

Afinal , o forte do Corinthians é o ataque. Mas o Mano resolveu botar o time na defesa. Todos sabemos , jogar retrancado é dar sopa pro azar. Ainda mais quando se tem um adversário que joga com o apoio de sua torcida.

Quando o 1° tempo terminou 2x0 , pensei ainda , confiante “melhor ter tomado os 2 agora do que lá pelos 30 do 2° tempo. Vai pros vestiários , se ajeita e tem mais meio tempo pra reverter a situação. Pelo menos agora o Timão vai ter que ir pra frente jogar como gosta , ou seja , atacando.”

Bem , o final todo mundo sabe. O Corinthians perdeu o mais fácil título que poderia ter conquistado. É isso que dá raiva. Não quero menosprezar o Sport. Parabéns para o Sport. Mas o Corinthians era bem superior e esqueceu de mostrar isso em Recife. Acho que respeitou demais o adversário. -Seria excesso de humildade?

A verdade é que ás vezes é muito difícil ser corintiano. Neste caso , é descer do inferno pra não sei onde.

Mais sorte da próxima vez Corinthians. Que isto nunca mais se repita.

Nenhum comentário: